O congelamento de sêmen é uma técnica laboratorial que tem
como objetivo preservar a fertilidade.
Durante o congelamento, são adicionadas às amostras substâncias
que que fazem com que as células resistam às baixas temperaturas
vutilizadas durante o congelamento de sêmen.
Uma vez que o material é congelado, ele permanece em nitrogênio líquido, a -196ºC, temperatura na qual os espermatozoides suspendem suas atividades celulares e se mantém por tempo indeterminado.
Você pode ver como são os botijões de nitrogênio líquido onde as amostras são mantidas, aqui na Sala de Criogenia do Banco de Sêmen do Rio de Janeiro!
Os pacientes que irão passar por um tratamento químio ou radioterápico podem perder a fertilidade.A perda da fertilidade pode ser temporária ou definitiva. Isso irá depender de vários fatores, como os medicamentos a serem utilizados, o número de ciclos de tratamento e fatores inerentes de cada indivíduo, que não podem ser previstos. É muito importante que os pacientes tenham a informação de que podem realizar o congelamento seminal preventivamente. Os espermatozoides congelados previamente à quimioterapia não terão sofrido nenhuma influência das substâncias utilizadas no tratamento, o que traz mais segurança para o possível uso dessas amostras futuramente.
A vasectomia é um procedimento cirúrgico que visa o bloqueio da passagemdos espermatozoides para contracepção masculina. Os homens podem realizar o congelamento seminal previamente à cirurgia de vasectomia, com o objetivo de preservar a fertilidade, caso futuramente decidam utilizar os espermatozoides para ter filhos biológicos.
Durante a transição de gênero, seja através de cirurgia ou de tratamento hormonal,a fertilidade poderá ser prejudicada parcialmente ou por completo. Com o congelamento de sêmen realizado anteriormente ao início do tratamento ou da cirurgia, os espermatozoides poderão ser preservados para um possível uso futuro!
O uso de alguns medicamentos e hormônios pode afetar a fertilidade masculina.Converse com seu médico para ver se o tratamento que você irá realizar pode afetar sua fertilidade e se o congelamento de sêmen seria indicado para você. Lembrando que já se sabe que o uso de anabolizantes pode afetar a fertilidade masculina.
Ocupações profissionais que exponham o paciente a agrotóxicos ou radioatividadepodem prejudicar progressivamente a fertilidade masculina. O acompanhamento da qualidade seminal pode ser necessário para verificar se está havendo queda da produção espermática e se há indicação do congelamento dos espermatozoides.
Quando o parceiro apresenta dificuldade para realizar a coleta de sêmen,ele poderá não conseguir coletar no dia do tratamento de reprodução assistida (ovulação ou coleta de óvulos para fertilização). Com isso, o médico poderá solicitar que ele faça a coleta de sêmen para congelamento seminal com antecedência. Isso irá garantir que a amostra esteja disponível no dia do tratamento.
Alguns pacientes podem, em alguns dias, apresentar ausência total de espermatozoidesno ejaculado (azoospermia) e, em outros dias, apresentar uma pequena quantidade de espermatozoides. Nesta condição, o seu médico poderá solicitar a realização do congelamento seminal da amostra coletada no dia que apresentar espermatozoides.
O primeiro passo é entrar em contato conosco, através de nosso whatsapp (21) 972150250. Você poderá tirar todas as suas dúvidas diretamente com um profissional do laboratório.
Para que uma amostra de sêmen seja congelada, a ANVISA exige que o paciente tenha realizado alguns exames, antes do dia da coleta.
Exames necessários para realizar o congelamento seminal
Abaixo segue a lista de exames a serem realizados antes do congelamento seminal:
1. Sífilis (VDRL ou FTA-ABS IgG)
2. Hepatite B
a. HBs-Ag
b. Anti-HBs
c. Anti-HBc
3. Hepatite C – Anti-HCV
4. HIV I e II
5. HTLV I e II
6. Vírus Zika: detecção do anticorpo contra o vírus Zika (IgM).
7. COVID-19 (RT-PCR)
Quanto tempo antes devo realizar os exames?
Os exames devem ser realizados antes da data do congelamento seminal, podem ser realizados no laboratório de sua preferência.
PCR pra COVID-19: até 5 dias antes do congelamento (tem que ser próximo ao dia do congelamento).
Demais exames: até um mês antes do congelamento.
- Realizar os exames de sangue.
- Agendar com a gente quando tiver os resultados.
- Marcar o PCR de COVID-19 para até 5 dias antes da coleta de sêmen.
Após o agendamento, enviaremos por e-mail o contrato e consentimento a serem levados impressos e preenchidos no dia do congelamento.
Você poderá ler com calma os documentos e qualquer dúvida poderá entrar em contato conosco!
O paciente deverá chegar no dia e horário agendados portando:
- documento de identificação com foto e CPF
- documentos enviados por e-mail preenchidos e assinados
Após a coleta de sêmen o paciente será liberado.
Entraremos em contato para informar sobre a qualidade seminal da amostra coletada.
Alguns pacientes podem estar impossibilitados de comparecer ao BSRJ para a coleta de sêmen por estarem internados ou com fragilidade da saúde. Nesses casos, a amostra poderá ser coletada em casa ou no hospital e ser levada por algum familiar até o BSRJ. A amostra deverá chegar ao laboratório em até 60 minutos depois da ejaculação.
Clique aqui para verificar as orientações para a coleta domiciliar e entre em contato para qualquer dúvida. Importante lembrar que mesmo a coleta domiciliar deve ser previamente agendada.
Referências:
ABRAM MCBRIDE, J.; LIPSHULTZ, L. I. Male Fertility Preservation. Curr Urol Rep, v. 19, n. 7, p. 49, May 17 2018. | RDC Nº 23 de 27 de maio de 2011 | RDC N° 72, de 30 de março de 2016 | Nota Técnica nº 72/2020/SEI/GSTCO/DIRE1/ANVISA
confira as novidades através das nossas redes sociais