Sobre

Os exames seminais são análises realizadas no sêmen para investigar parâmetros da fertilidade masculina. O espermograma não define se uma pessoa é fértil ou não, ele indica o potencial de fertilidade

Aqui no BSRJ temos diversos exames seminais, que poderão ser solicitados pelo seu médico, de acordo com a necessidade de investigação de cada casal. Lembramos que o seu laudo deverá ser sempre interpretado pelo seu médico!!

agendamento pelo whatsapp

Espermograma

O espermograma é o primeiro exame solicitado durante a investigação da fertilidade masculina. Nele, avaliamos os seguintes parâmetros:

Aspectos macroscópicos
  • volume seminal, pH, coloração, tempo de liquefação, viscosidade.
Aspectos microscópicos
  • Concentração e número total de espermatozoides: análise da quantidade de espermatozoides no ejaculado.
  • Motilidade - os espermatozoides podem ser classificados de acordo com os seguintes tipos de motilidade:

Tipo A: espermatozoides se deslocam de forma reta e rápida
Tipo B: espermatozoides se deslocam de forma reta e lenta ou rápida e não retilínea
Tipo C: espermatozoides se movem mas não se deslocam
Tipo D: ausência de motilidade

  • Morfologia espermática: avaliação do formato dos espermatozoides.
  • Presença de células redondas no sêmen: o sêmen pode conter outros tipos celulares além dos espermatozoides. Caso a quantidade de outras células esteja acima do normal, elas serão avaliadas em relação à presença de leucócitos.
    Também são realizados teste de detecção de leucócitos e teste de vitalidade, caso necessário.

Espermograma com capacitação

No espermograma com capacitação, além dos parâmetros acima, realizados no espermograma, realizamos também um teste de capacitação espermática e sobrevivência espermática.

O teste de capacitação espermática é uma técnica utilizada para separar os melhores espermatozoides (vivos e móveis da amostra) da amostra seminal. Este teste ajuda o médico na decisão de qual técnica de reprodução é a mais adequada para o casal.

Lembrando sempre que este é apenas um dos exames realizado pelo casal. O seu médico irá avaliar cada casal individualmente, os fatores femininos e masculinos envolvidos e, todos os exames serão importantes para que ele decida a melhor técnica de reprodução assistida a ser utilizada.

No teste de sobrevivência espermática será avaliado o percentual de espermatozoides recuperados, após o teste de capacitação, que sobrevivem no dia seguinte.

Espermograma pós-vasectomia

Neste exame, além dos parâmetros realizados no exame de espermograma, é realizado um teste de capacitação para busca de espermatozoides.

E como seria esta busca? No espermograma pós cirurgia de vasectomia precisamos ter a certeza de que não há mais espermatozoides em todo o ejaculado. Sendo assim, realizamos técnicas para concentrar a amostra e procurar todas as células do ejaculado e avaliar se há espermatozoides, mesmo que em pouca quantidade. Caso sejam encontrados espermatozoides, será avaliado se esses espermatozoides são móveis ou não e, caso não sejam, se os espermatozoides estão vivos ou não.

Nosso exame de espermograma pós vasectomia confere informações muito importantes para que o seu médico possa avaliar o resultado da cirurgia.

Confira com seu médico em que momento e com qual frequência é indicado realizar este exame!

Espermograma com suspeita de ejaculação retrógrada

O que é ejaculação retrógrada? Em alguns homens, durante a ejaculação, o sêmen pode passar para a bexiga, total ou parcialmente.

Em casos de suspeita de ejaculação retrógrada, o médico pode lhe solicitar este exame.

O paciente receberá as orientações específicas para este exame e receberá dois potinhos de coleta. Em um deles, o paciente irá coletar sêmen do ejaculado, se houver. No outro, a urina pós-orgasmo.

No laboratório, iremos avaliar a presença de espermatozoides no sêmen e na urina. Os resultados desse exame irão ajudar o seu médico na conduta de seu tratamento.

Pesquisa de Anticorpos Anti-espermatozoides IgA e IgG

Este teste avalia a presença de anticorpos anti-espermatozoides das classes IgA e IgG no sêmen. A presença de anticorpos anti-espermatozoides reagindo com antígenos no espermatozoide pode indicar infertilidade imunológica e, consequentemente, interferir na função dos espermatozoides. Os anticorpos anti-espermatozoides são encontrados em aproximadamente 8% dos homens inférteis.

Teste de Fragmentação do DNA espermático

O teste de fragmentação do DNA espermático avalia o percentual de espermatozoides que possuem fragmentação/quebra no DNA. Altas taxas de fragmentação do DNA espermático podem levar à falha de implantação e aborto recorrente. Este teste consegue detectar infertilidade em 8% dos homens que possuem espermograma normal.

Para se informar sobre o tempo de abstinência ejaculatória
para cada exame e as orientações para coleta, clique aqui!

Referências:
Os parâmetros foram analisados de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde (WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Laboratory Manual for the Examination and processing of Human Semen. 6a ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2021).
A avaliação da morfologia espermática foi realizada de acordo com os critérios estritos de Krüger (Kruger et al. New method of evaluating sperm morphology with predictive value for human in vitro fertilization.Urology. 1987).
Predictive Value of Sperm Morphology and Progressively Motile Sperm Count for Pregnancy Outcomes in Intrauterine Insemination. Fertil Steril 2016 Jun;105(6):1462-8.
A avaliação do índice do DNA espermático foi realizada de acordo com o método do Kit CanFrag. Os valores de corte foram interpretados de acordo com Evenson and Wixon (Meta-analysis of sperm DNA fragmentation using the sperm chromatin structure assay. Reproductive Biomedicine Online 2006).

A avaliação da porcentagem de espermatozoides ligados a partículas foi realizada de acordo com o método do Kit SperMar IgA e IgG (Fertipro).
The significance of antisperm antibodies for sperm-cervical mucus interaction. Hum Reprod., 1992, 7:781-784.