Sobre

Parabéns por sua iniciativa. Ao optar pela doação de sêmen, você está ajudando um casal a engravidar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10 a 15% da população em idade reprodutiva precisa de algum tipo de tratamento médico para tentar ter filhos. Dentre eles, muitos casais precisam recorrer à doação de gametas.

Obrigado por se interessar pelo assunto. Tem muita gente precisando desta doação.

Lei brasileira

No Brasil, a doação é totalmente voluntária, altruísta e anônima. Ou seja, o doador não pode receber nenhum tipo de remuneração.

Além disso, o doador não terá o direito de conhecer a família que utilizará este material futuramente. Assim como a família também não terá o direito de acesso a qualquer informação ou identidade do doador. Todas essas informações são declaradas no Termo de Consentimento.

O voluntário à doação precisa passar por um processo rigoroso de triagem, onde são realizados todos os exames necessários, seguindo as normas da ANVISA. O resultado destes exames são essenciais para aceitar do candidato à doação.

Atenção para alguns pontos importantes

  • A doação no Brasil é anônima e não pode ser remunerada;
  • O voluntário à doação precisa ter entre 18 e 40 anos de idade;
  • São necessários exames de sangue (testes sorológicos) do doador, assim como exames microbiológicos no sêmen. Estes exames são custeados pelo Banco de Sêmen;
  • O voluntário passa por uma consulta, onde se conversa sobre o seu histórico de doenças familiares;
  • O doador deverá coletar sêmen, pelo menos, de 4 a 6 vezes;
  • Seis meses após a última coleta, entraremos novamente em contato para a realização de novos exames sorológicos. Pois, por norma da ANVISA é necessário que os exames sejam realizados 2 vezes: uma antes das coletas e outra 6 meses após o término;
  • Por causa da pandemia de COVID-19, os candidatos à doação precisam estar vacinados (com as 3 doses) e realizar exames de PCR COVID ao longo das doações, caso seja necessário (dependendo da situação de pandemia da época);
  • O candidato a doador de sêmen deverá estar ciente de que o Banco de Sêmen poderá não aceitar a sua doação por alguns motivos.

Quem não pode doar sêmen

  • Qualquer alteração nos exames sorológicos e microbiológicos realizados:
    somente serão aceitos como doador de sêmen, os candidatos que estiverem com seus exames negativados, seguindo as resoluções da ANVISA.
  • Quantidade/qualidade de espermatozoides na amostra:
    é necessário que a análise seminal esteja bastante acima dos parâmetros normais do espermograma. Pois esta amostra ainda passará pelo processo de congelamento e descongelamento, que leva à perda de espermatozoides. Fazemos também um teste de descongelamento da amostra. A amostra poderá não ser recomendada para doação caso não passe no teste de descongelamento ou não apresente quantidade/qualidade suficientes para a doação.
  • Histórico de câncer familiar ou doença mental
  • Homens com IMC (Índice de Massa Corpórea) elevado:
    A literatura descreve que existe uma relação entre o índice de massa corporal (IMC) e alterações nos parâmetros seminais. O IMC elevado pode estar associado à redução na qualidade seminal, o que pode afetar a fertilidade masculina.
  • Comprometimento com as coletas:
    os doadores devem manter o compromisso de regularidade das coletas. Caso o doador não mantenha contato com o Banco de sêmen e não cumpra o acordo de comparecimento para as coletas agendadas, sem aviso prévio, o Banco de Sêmen poderá cancelar esta doação e dar preferência ao próximo voluntário à doação.

Posso doar sêmen para obter o resultado de espermograma?

Apesar de enviarmos os resultados de exames para o doador após 6 meses do término do procedimento de doação, nós não aconselhamos que as doações sejam feitas com o intuito de obter o resultado de espermograma, uma vez que é necessária uma dedicação (várias coletas) e comprometimento do doador durante todo o processo de doação.

Conforto para a coleta

Dispomos de uma sala de coleta especialmente equipada com TV, vídeos, revistas, poltrona e banheiro privativo para seu conforto e privacidade.

Passo a passo para a doação

Entre em contato

Após a leitura deste informativo, se ainda houver vontade de iniciar o processo de doação de sêmen, favor entrar em contato pelo whatsapp (21) 9721 50250. Envie uma mensagem dizendo que já leu estas informações e gostaria de agendar uma entrevista no BSRJ para se tornar um doador.

Aguardamos seu retorno!

Obrigado pelo interesse e iniciativa de ajudar alguém!

confira as novidades através das nossas redes sociais

Referências:
RDC Nº 23 de 27 de maio de 2011 | RDC N° 72, de 30 de março de 2016 | Nota Técnica nº 72/2020/SEI/GSTCO/DIRE1/ANVISA | Resolução CFM Nº 2.294, de 27 de maio de 2021