Sobre

A inseminação intrauterina (IIU) é uma técnica de reprodução assistida de baixa complexidade que consiste em depositar os melhores espermatozoides no útero da mulher, utilizando-se um cateter próprio para este procedimento. A técnica é realizada no dia da ovulação. E os melhores espermatozoides são selecionados em um laboratório especializado.

Aqui no Banco de Sêmen do Rio de Janeiro fazemos a etapa de seleção dos melhores espermatozoides no laboratório!

Como é feita a técnica da inseminação intrauterina

A paciente (ou casal) deve ter o acompanhamento de um médico especialista em reprodução assistida.

O médico fará toda a investigação da fertilidade da mulher ou casal para verificar qual seria a técnica de reprodução assistida ideal para cada caso. Se a técnica de inseminação intrauterina for indicada, o médico irá fazer:

  • O acompanhamento do crescimento dos folículos ovarianos por ultrassom (os folículos ovarianos são as “casinhas” onde os óvulos se encontram dentro dos ovários).
  • Verificar o amadurecimento dos folículos ovarianos. Com isso, ele saberá com 2 dias de antecedência, aproximadamente, o dia da ovulação.
  • Solicitar que a paciente agende o preparo do sêmen em um laboratório especializado.

Como é feito o agendamento no Banco de Sêmen do Rio de Janeiro

  • A paciente que está sendo acompanhada por um médico especialista em reprodução assistida deve entrar em contato com o Banco de Sêmen do Rio de Janeiro, através de nosso whatsapp (21) 972150250, para se informar sobre o procedimento e o valor.
  • Assim que o ciclo for iniciado, ou seja, assim que o médico iniciar o acompanhamento do crescimento dos folículos, a paciente deverá nos avisar.
  • E, assim que o médico avisar qual será o dia da ovulação, com 2 dias de antecedência, a paciente deverá agendar um horário aqui no BSRJ para a coleta de sêmen de seu parceiro.

Dia da coleta de sêmen para o preparo para IIU

O paciente deverá comparecer no BSRJ portando: documento de identificação e o documento de Termo de responsabilidade a ser assinado pelo médico responsável (este documento é fornecido pelo BSRJ).

01.

O paciente será encaminhado para a sala de coleta por um profissional do laboratório para receber as orientações.

02.

Após a coleta, o laboratório irá receber a amostra e iniciar imediatamente o seu preparo.

03.

O preparo do sêmen consiste em técnicas laboratoriais de seleção dos melhores espermatozoides da amostra do paciente. Ao final, os melhores espermatozoides da amostra são acondicionados em um tubo estéril e identificado.

04.

O laboratório irá acondicionar a amostra da forma adequada para que chegue nas melhores condições ao consultório ou clínica do médico responsável para a realização da IIU.

05.

A IIU é feita no consultório ou clínica do médico responsável e lá a paciente receberá as orientações médicas necessárias!

06.

A partir desse momento, os espermatozoides que foram injetados no útero precisarão “nadar” e chegar até as tubas uterinas, onde o óvulo se encontra. Em seguida, fecundar o óvulo para formar o embrião e, por último, o embrião implantar no útero!

Ficamos aqui na torcida pelo sucesso!!

confira as novidades através das nossas redes sociais

Referências:
Predictive Value of Sperm Morphology and Progressively Motile Sperm Count for Pregnancy Outcomes in Intrauterine Insemination. Fertil Steril 2016 Jun;105(6):1462-8.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Laboratory Manual for the Examination and processing of Human Semen. 6a ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2021).
RDC Nº 23 de 27 de maio de 2011
RDC N° 72, de 30 de março de 2016
Nota Técnica nº 72/2020/SEI/GSTCO/DIRE1/ANVISA