Livro

A infertilidade conjugal

A infertilidade acomete cerca de 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva, sendo o fator masculino o responsável por metade dos casos de infertilidade.
Passar pela infertilidade não é algo fácil. Muitas vezes, o casal ou o/a paciente passam por ela em silêncio. Nós entendemos a sua dor. É bastante importante que os pacientes estejam informados em relação à fertilidade e os possíveis tratamentos. Com isso, indicamos a leitura do livro “Jornada da Fertilidade”.
Uma leitura leve com informações técnicas escritas por profissionais da reprodução assistida. Nossa bióloga, Paula Fontoura, é co-autora do livro.

Cursos

Aqui no Banco de Sêmen do Rio de Janeiro oferecemos cursos na área da Reprodução Assistida para alunos graduados ou estudantes da área da saúde que tenham interesse sobre o tema! A Reprodução Assistida é uma área apaixonante! Mas é necessária muita responsabilidade e comprometimento por parte do profissional. Por isso, para ingressar no mercado, é interessante ter bastante conhecimento da parte teórica e das técnicas envolvidas no processo! Oferecemos o nosso curso desde 2016, com o objetivo de trazer o aluno para conhecer as técnicas existentes e saber como é a rotina de laboratórios de reprodução assistida. Atualmente, no Brasil temos aproximadamente 140 centros de reprodução assistida e, cada vez mais, são necessários profissionais qualificados!

Veja fotos dos cursos anteriores

Aguardamos você!
Para maiores detalhes, envie um e-mail para cursoreproducao@gmail.com
Siga também nossas redes sociais!

Curso de Análise seminal

Na reprodução assistida, a Andrologia é a área que estuda a infertilidade masculina! Geralmente, quando entramos em uma clínica, é o primeiro lugar onde trabalhamos! Então, ter um bom conhecimento na área da Andrologia é uma grande porta de entrada para o mercado!
Em nosso curso, além da parte teórica, colocamos a mão na massa para fazer as técnicas utilizadas nos laboratórios de andrologia, tais como:

Análise seminal (espermograma)

Neste tópico, temos uma vasta quantidade de análises, incluindo os aspectos macroscópicos do sêmen (volume, aspecto, pH, liquefação) e microscópicos (concentração, motilidade, morfologia espermática); testes complementares, como os testes de vitalidade, teste de leucócitos; e a capacitação seminal por lavagem, swim-up e gradiente descontínuo de densidade; teste de fragmentação do DNA espermático.

Congelamento seminal para preservação da fertilidade masculina.
Preparo de sêmen para fertilização in vitro (FIV) e para inseminação intrauterina (IIU).

São 2 dias de curso (aproximadamente 8h por dia), com profissionais altamente qualificados!!

Curso de Técnicas em Reprodução Humana Assistida

O curso de Técnicas em Reprodução Humana Assistida tem como objetivo apresentar todos os processos que ocorrem durante um tratamento de reprodução nas clínicas! Nas aulas teóricas trazemos desde uma revisão de gametogênese e fecundação direcionadas para nosso tema da reprodução, até a rotina do laboratório, as técnicas que executamos na manipulação dos gametas e embriões, protocolos, meios de cultivo utilizados, congelamento de gametas e embriões, doação de gametas e embriões, as questões éticas envolvidas e o mercado de trabalho para o embriologista!

Nas aulas práticas temos uma aula de masculino, onde colocamos a mão na massa para fazermos espermogramas, preparo de sêmen (capacitação) para utilização em técnicas de reprodução assistida. Na aula prática de fiv temos a manipulação de oócitos de porca e/ou beads para aprendermos a utilizar pipetas específicas e plaquinhas comumente utilizadas nos laboratórios de fiv, congelamento de oócitos e embriões, transferência embrionária. Lembrando que não haverá nenhuma manipulação de embriões, por questões éticas. Estes são substituídos por beads para o aprendizado.
São 6 dias inteiros (aproximadamente 8h por dia) de curso com profissionais da área, sendo 2 dias de aula prática!

As trocas durante o curso são muito legais! Vamos adorar ver vocês por lá!

confira as novidades através das nossas redes sociais